Florais para o tratamento do alcoolismo
Os Florais para o tratamento do alcoolismo existem e podem ser parte de um novo caminho para o tratamento na dependência do álcool.
O alcoolismo, além de um vício, tornou-se uma doença que necessita de tratamento. Esse tratamento precisa de um gesto de coragem e força.
A predisposição à dependência alcoólica resulta da conjunção de fatores como: biológicos, ambientais, psicológicos e até mesmo hereditários.
Eu acredito que as razões que levam uma pessoa para o caminho do álcool podem ser as mais diversas e particulares possíveis.
Assim como também outros vícios (drogas por exemplo) iniciam-se a partir dos sentimentos profundos de ansiedade, medo, insegurança, frustração e dificuldade de encarar problemas, o alcoolismo também.
Embora esses fatores não sejam determinantes, podem ser a principal porta que se abre para a dependência.
Depois de instaurada, a dependência química do álcool, se sustenta por si só.
Fico muito triste ao atender, na escola onde trabalho como Diretora, pais e mães dependentes do álcool e chegam logo cedo já turbinados.
Jovens abusando do álcool
Eu vejo em minha profissão (Diretora de Escola pública) que os jovens estão iniciando cada vez mais cedo o uso do álcool (droga mais barata e de fácil acesso) e muitas vezes por exemplos em seus próprios lares.
Certamente que a família pode influenciar , principalmente quando não há limites claros para os filhos, mostrando quais são as situações em que a bebida é aceitável.
A droga do álcool é apontada como causa de grande parte dos acidentes de trânsito e dos episódios de violência.
Devido a aceitação da sociedade, o álcool virou problema de saúde e exige tratamentos muitas vezes combinados entre si.
Nesse sentido, o uso dos florais combinados com psicoterapia e outros elementos podem ser o caminho de volta.
Os Florais de Bach mais utilizados no tratamento do alcoolismo são:
Agrimony, Mimulus, Centaury, Clematis, Gentian, Cerato e Chicory.
Síndrome de abstinência e auxílio do A.A.
Quando a pessoa decide parar, ela pode apresentar síndrome de abstinência.
Seus sintomas mais frequentes são: tremores, distúrbios de percepção e convulsões.
Eu vejo que para o tratamento do alcoolismo, há necessidade de algumas combinações, não só de florais mas de tratamentos.
Vejo que 0 acompanhamento e a participação de um grupo como o A.A. (alcoólicos anônimos)pode favorecer os pacientes que querem e precisam abandonar o vício.
O alcoolismo é um problema sério e somente o uso de florais não será possível para enfrentar esse problema.
Nesse sentido, é preciso uma avaliação de um psiquiatra em conjunto com outros profissionais ligados ao tratamento necessário.
A terapia floral vai cuidar dos sentimentos e das emoções que fizeram aflorar no corpo físico a necessidade de compensação com um droga tão devastadora.
Por ser uma terapia complementar, a terapia floral vai depender de outros tipos de atendimentos da saúde, como psicólogos ou psicoterapeutas.
É necessário um acompanhante na consulta do dependente, pois esse acompanhante pode descrever quais conflitos maiores acometem as pessoas ligadas à ele.
O terapeuta floral vai verificar as características de cada pessoa e vai determinar a melhor combinação.
Eu percebo que de todos os pacientes, aqueles ligados às drogas ou ao alcoolismo são os mais difíceis de se obter resultados positivos no primeiro momento.
Em alguns casos, haverá desistências e retornos que fazem parte da complexidade da situação, mas o mais importante é não haver desistência por parte de quem tomou a frente do caso.
Como qualquer doença, o alcoolismo pode ter cura e vai depender muito da pessoa que quer se livrar dele.
Além disso, o preparo do floral deverá ser com outro componente que não seja o brandy por ser levemente alcoólico.
Lourdes – Terapeuta Floral
Instagram : @luzterapiafloral